was successfully added to your cart.

Cart

Ex-diretora da ASSIN recebe medalha Maria Ortiz e celebra a luta em defesa dos direitos de servidores públicos

Por 2 de junho de 2023Assuntos Gerais

Nossa colega Renata Setúbal, diretora de assuntos jurídicos do Sindipúblicos, extensionista rural do Incaper e ex-diretora da Faser e da Assin, recebeu nesta quarta-feira, dia 31 de maio, a medalha da Ordem do Mérito Maria Ortiz, a convite do mandato da deputada estadual Camila Valadão. A homenagem aconteceu no plenário Dirceu Cardoso, na Assembleia Legislativa (Ales), e com a entrega feita durante a sessão solene para “Mulheres que fazem história no Espírito Santo”.

Conversamos com a Renata e ela se mostrou muito emocionada com a homenagem, reconhecendo a importância da Assin e de sua atuação junto aos servidores do Incaper para esse reconhecimento. “Sou eternamente grata pela oportunidade que tive em participar de três gestões executivas da Assin, além das diretorias de núcleo; sendo que também foi a Associação que viabilizou a minha ida à diretoria executiva da Faser, nossa Federação Nacional. Nesses espaços eu tive um grande aprendizado, e se hoje sou chamada para receber essa homenagem, isso se deve à minha história, que passa pela Assin, passa pela extensão rural e ainda passa por todas as mulheres que vieram antes e conseguiram quebrar as barreiras para que eu e outras tenhamos a oportunidade de estarmos, hoje, ocupando este lugar”, afirma Renata.

Para a diretora do Sindipúblicos, esse reconhecimento também contribui para uma outra causa, e que precisa começar a fazer parte dos diálogos constantes do movimento sindical e de trabalhadores/as. “A homenagem reforça a importância das mulheres para a história do nosso Estado. E nós sabemos o quanto ainda precisamos avançar, principalmente dentro da extensão rural, uma atividade que ainda é machista, assim como dentro do Incaper, sendo um órgão predominantemente comandado por homens. Essa realidade também se reflete na Assin, e digo isso porque já fiz parte de gestões onde, dentro da diretoria executiva, eu era a única mulher no grupo. Sabemos que ainda há muito a crescer”, avalia.

Logo abaixo você confere um pouco mais dessa conversa!

Qual a importância de receber essa homenagem?

É uma honraria de grande relevância e importância simbólica, especialmente para quem recebe. Um reconhecimento público de realizações, uma valorização pessoal e uma forma de destacar as contribuições que se faz na atuação de causas coletivas. E também é um incentivo para continuar a se dedicar na luta que, no meu caso, é pelo servidor público e por um serviço público de qualidade.

Como vê a representatividade das mulheres, atualmente, nos espaços de luta e resistência do movimento sindical e de trabalhadoras/es?

Atualmente, estamos testemunhando um fortalecimento cada vez maior da representatividade das mulheres nos espaços de luta e resistência. As vozes femininas estão sendo ouvidas e levadas a sério, e suas conquistas estão inspirando outras mulheres a se envolverem e a buscarem seus direitos.

E como a presença das mulheres pode contribuir para o crescimento e o fortalecimento da luta de trabalhadoras/es em nosso estado e no país?

A presença das mulheres contribui para o crescimento e o fortalecimento da luta de trabalhadoras/es, trazendo perspectivas diversas, pautas específicas e ações que visam: combater as desigualdades de gênero, promover direitos igualitários e construir uma sociedade mais justa e inclusiva.

Deixar um Comentário