Conquistada mais uma vitória para nossa luta, agora com o apoio das deputadas Janete de Sá (PMN) e Iriny Lopes (PT) no movimento de construção e aprovação de um Plano de Cargos e Salários que seja atendido pelo Governo do Estado.
Durante a Audiência Pública realizada na manhã desta terça-feira, dia 22 de fevereiro, no plenário da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (ALES), as duas deputadas se comprometeram em receber um documento, por parte da ASSIN, em defesa do Plano de Cargos e Salários de nossa categoria.
Esse documento, conforme estabelecido em, Assembleia Geral, vai reafirmar as reivindicações da categoria já feitas ao Governo do Estado. Nele, estará registrada a rejeição da proposta de reestruturação de carreiras feita pelo Governo; a proposta de Plano de Cargos e Salários elaborada pelos trabalhadores, que já está na mesa da Secretaria de Estado de Gestão de Pessoas e Recursos Humanos (Seger); e o pedido para que o concurso público anunciado pelo Governo somente seja realizado após a reestruturação do órgão e a solução dos problemas que já existem.
Mobilização
Esta audiência foi uma conquista importante da diretoria da ASSIN, em especial do diretor presidente Luiz Bricalli, que com a ajuda e o apoio constante do Sindipúblicos, na figura do diretor presidente Iran Milanez, conseguiu marcar essa reunião junto à Comissão da Agricultura da ALES, por meio da deputada Janete de Sá.
O plenário da Assembleia ficou pequeno para receber todos os servidores do Incaper, e nossos apoiadores, que foram ao local em peso. A ASSIN tem muito a agradecer o apoio de toda categoria. Seguiremos unidos, em defesa do Incaper, da ATER, da Pesquisa Pública e da Agricultura Familiar.
Durante o encontro, Bricalli relatou, em sua fala ao plenário, o atual momento que a Assistência Técnica, a Extensão Rural e a Pesquisa do Espírito Santo vivem. Um sucateamento que acontece não apenas em nosso Estado, mas em todo o Brasil, num movimento político que promove o desmonte da ATER e da Pesquisa Pública. O discurso de Milanez seguiu pela mesma linha, cobrando do Governo do Estado mais atenção às demandas dos servidores e das servidoras públicas do Espírito Santo, em especial à questão salarial e ao desmonte de algumas instituições públicas.
A Audiência Pública contribuiu para apontar os desafios da categoria e propor soluções para mudanças e melhorias que garantam para a ATER e a Pesquisa o seu trabalho contínuo de atendimento e apoio da sociedade, em especial da Agricultura Familiar.