Nesta sexta-feira, 22, a Associação dos Servidores do Incaper enviou um ofício para o Secretário de Estado da Agricultura, Pecuária, Aquicultura e Pesca (SEAG), Octaciano Neto, repudiando às últimas medidas da secretaria que suspenderam o funcionamento das feiras “agroecológicas” nos shoppings da Grande Vitória, os serviços de ATER para a agroecologia e o cancelamento do edital de R$1,2 milhão destinado à pesquisa sobre alimentos orgânicos.
No documento, a associação afirma estar preocupada com as atitudes arbitrárias tomadas e afirma serem resultado do desentendimento político das instituições em nível estadual, por meio da SEAG, e federal, pela MAPA. Diz o texto: “Ficamos extremamente preocupados com algumas atitudes tomadas por esta secretaria que atingem de forma negativa os serviços de pesquisa e Assistência Técnica e Extensão Rural – ATER e o que é pior, os agricultores familiares e os consumidores na área de agroecologia/agricultura orgânica. Queremos afirmar que os serviços de Pesquisa e ATER, os agricultores familiares e os consumidores não têm nenhuma responsabilidade sobre o desentendimento da SEAG com o MAPA e, portanto, não podem ser prejudicados por isto”.
A direção da Assin também cobra do secretário de agricultura uma ação mais incisiva com relação ao uso de agrotóxicos no Espírito Santo, uma vez que a ação dos setores competentes tem sido ineficaz. Em pleno 2016, os corpos d´ água ainda são contaminados por agrotóxico.
Leia o ofício completo aqui. Ofício ao Secretário da Agricultura – Octaciano Neto.docx (1)