was successfully added to your cart.

Carrinho

Assin promove Seminário de Formação para associados

Por 24 de julho de 2017Assuntos Gerais

Para fortalecer a luta é preciso Formação. Pensando nisso, a Assin vai promover, em parceria com a FASER e o Sindipúblicos, o Seminário Desafios e Oportunidades da Assin na Atual Conjuntura. O evento será nos dias 11 e 12 de agosto, na Pousada Pau Brasil, em Anchieta, e tem como objetivo identificar o papel da associação nesse momento de retrocesso político e de perda de direitos que o Brasil enfrenta.

“Convidamos intelectuais e lideranças ligados à área de economia, da política, do mundo do trabalho, dos movimentos sociais da agricultura familiar e da extensão rural e pesquisa pública agrícola para falar sobre os seus diferentes pontos de vista acerca da atual conjuntura que estamos vivendo, tanto a nível estadual, quanto nacional e internacional. Precisamos avaliar esse cenário, entendendo os reais motivos da crise, para que possamos fazer uma luta consciente pautada na defesa dos nossos direitos, que estão sendo negados cotidianamente”, comenta o Diretor Administrativo da Assin, Iran Milanez.

Para o primeiro dia de formação, foram convidados o professor da Ufes Arlindo Vilaschi e a Representante da CUT, Elisangela dos Santos Araújo, que vão tratar exatamente do atual cenário político, econômico e do trabalho que o Brasil vive e traçar novos caminhos de atuação.

Ainda no dia 11 de agosto, haverá a mesa “Desafios e Oportunidades para os Trabalhadores e Trabalhadoras da ATER e Pesquisa Pública – Eixo Internacional e Nacional”. O debate será ministrado pelos pesquisadores da ATER Marcus Peixoto do Senado Federal e Eros Mussoi Prof. Dr. Universidade Federal de Florianópolis. Haverá também a presença do Deputado e também Presidente da Frente Parlamentar da ATER, José Silva, que fará uma exposição sobre ATER pública no Brasil e os projetos que estão em discussão no parlamento brasileiro.

No dia 12 de agosto o seminário dará continuidade com a mesa “Oportunidades para os trabalhadores e trabalhadoras da ATER/Pesquisa”, na qual estarão presentes o Presidente da FASER, Carlos Carvalho, e o Presidente da Assin, Edegar Formentini, que vai relatar o que o Incaper tem sofrido com o sucateamento dos seus equipamentos e a luta da Assim contra esse desmonte da instituição. Para finalizar o Seminário, também estarão presentes alguns representantes da Direção Nacional do Movimento dos Pequenos Agricultores para traçar um panorama da luta dos movimentos sociais do campo.

O seminário é um desdobramento do curso de “Formação de Formadores”, que os associados Iran Milanez, Samir Oliveira e Dirceu Antunes (Lêla) participaram em Belo Horizonte, promovido pela FASER.  “O curso é focado em formar trabalhadores dentro do contexto da luta por direitos e o seminário é a primeira etapa desse processo. Acredito que o seminário trará uma nova força de entendimento para nós e para a pesquisa e ATER pública. Conseguimos trazer nomes importantes que vão nos passar as suas experiências e opiniões. Para nós ficará o desafio de transformar esse conhecimento em ação”, explica o associado Adolfo Brás Sunderhus.

Ao fim do evento, serão formados grupos trabalho para discutir e traçar um Plano Estratégico de Lutas com definição de ações de curto, médio e longo prazo. “Entendemos que o nosso papel neste momento é unir os servidores. Auxiliares, Assistentes, Técnicos, Analistas, Extensionistas e Pesquisadores, todos agimos juntos e temos a mesma importância, todo o trabalho tem um impacto na vida do agricultor familiar, que é o nosso grande público, por isso gostaríamos de convidar todos e todas para o seminário”, completa Iran.

Além disso, estará presente no evento uma delegação do SINTER-MG (Sindicato dos Trabalhadores da Emater-MG)  e uma delegação da AFERJ (Associação de Funcionários da Emater-RJ) que trarão uma visão do panorama e da atuação dos extensionistas nesses estados.

Inscrição

Ao todo, serão 60 vagas para associados e associadas. Conforme decisão do conselho deliberativo serão destinadas 5 vagas para os atuais diretores da executiva, 20 vagas para os diretores de núcleo. As outras 35 vagas foram divididas da seguinte forma: 2 vagas para cada categoria de servidores, totalizando 14 vagas. As demais 21 vagas foram distribuídas de maneira proporcional ao número de servidores de cada categoria. Além disso, foi respeitada nessa divisão a questão de gênero.

Para realizar a pré-inscrição, basta enviar um email para assin@assin.org.br, indicando o interesse em participar do evento até o dia 04 de agosto às 17h.

Edital _Incaper_seminario_11-08-17

I – SEMINÁRIO ‘DESAFIOS E OPORTUNIDADES DA ASSIN NA ATUAL CONJUNTURA’

Data: 11 e 12 de agosto de 2017

Local: Pousada Pau Brasil

Endereço: Rua 11, s/n, Praia de Ubu, Anchieta, ES.

 

Programação

1º dia – 11 de agosto de 2017 (sexta-feira)

09h – Recepção e café da manhã

10h – Abertura

10h15 – Formação da Mesa 1 – Análise de Conjuntura Nacional e Estadual

10h30 – Arlindo Villaschi – Professor do Departamento de Economia da UFES

11h15 – Elisangela dos Santos Araújo- Representante da CUT

12h – Debates

12h30 – Almoço

14h – Formação da Mesa 2 – “Desafios e Oportunidades para os Trabalhadores e Trabalhadoras da ATER e Pesquisa Pública – Eixo Internacional e Nacional”

14h15 – Conjuntura internacional da ATER/Pesquisa Pública- Marcus Peixoto Senado Federal;

15h – Conjuntura Nacional da ATER/Pesquisa Pública – Eros Mussoi (Prof. Dr. Universidade Federal de Florianópolis)

15h45 – Debates

16h15 – Intervalo

16h30 – Exposição – A visão da Frente Parlamentar para a ATER do BRASIL

Expositor – Deputado José Silva – Presidente Frente Parlamentar da ATER

17h15 – Debates

17h30 – Encerramento do primeiro dia

19h – Jantar

 

2º dia – 12 de agosto de 2017

08h15 – Formação da mesa 3 – “Oportunidades para os trabalhadores e trabalhadoras da ATER/Pesquisa”

08h30 – Presidente da FASER – Carlos Carvalho

09h15 – Extensão Rural e Pesquisa de Qualidade – Edegar Formentini – Presidente da ASSIN

10h – Raul Ristow  Krause –  Direção Nacional do Movimento dos Pequenos Agricultores –  MPA.

10h45 – Debates

11h30 – Trabalho em grupo – Encaminhamentos e proposições de luta

12h30 – Apresentação dos grupos e aprovação dos encaminhamentos

13h15 – Encerramento

13h30 – Almoço

Join the discussion Um Comentário

  • Jose Carlos Soares Mangaravite disse:

    Parabéns aos organizadores pela iniciativa. Este é, com certeza, o caminho certo para conseguirmos algum resultado diante da realidade que se apresenta.

Deixar um Comentário