was successfully added to your cart.

Carrinho

Apicultura na África do Sul sofre com bactérias

Por 22 de junho de 2015Assuntos Gerais

Nós da Assin já falamos da campanha “Bee or Not To Bee”, que luta pela preservação das abelhas contra o desaparecimento. Agora vamos alertar para um problema que acontece na África do Sul: um surto de Loque Americana, doença bacteriana, está afetando diversas colmeias e matando as larvas do inseto.

As abelhas são responsáveis pela polinização das espécies de plantas necessárias para o consumo humano e a grande preocupação do agrônomo africano Mike Alsopp é que a peste se alastre pelo resto da África, pois a apicultura artesanal é a fonte de sustento de centenas de milhares de habitantes.

O problema também decorre das ações humanas, de acordo com o agrônomo: “eram menos vulneráveis porque não estavam estressadas por métodos de apicultura intensiva, pesticidas e poluição”. “Agora se veem afetadas por pressões e estresse que lhes são impostos pelos seres humanos”.

De acordo com o Ministro da Agricultura da África do Sul, Mooketsa Ramasodi, o plano do governo pretende limitar a autorização para abrir colmeias, informar amplamente sobre a doença, criar padrões de gestão de colmeias mais rígidos e realizar análises constantes para identificar contaminações. Ele ainda diz que o uso de antibióticos será feito como último trunfo.

 

Deixar um Comentário