
Está criado o Grupo de Trabalho (GT) voltado para a discussão, revisão e proposição de modelos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), que terá o foco em incorporar os modelos da Ater às Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) e à Internet: a Ater Digital. E o grupo se reúne nesta quinta (13/04) pela primeira vez.
“É preciso que a Extensão Rural, a Assistência Técnica, a Pesquisa e a Agricultura, de maneira geral, acompanhem as transformações digitais, a partir do avanço das redes sociais, para promover as adaptações necessárias e prestar um serviço cada vez melhor para a sociedade”, alerta o diretor-presidente da ASSIN, Luiz Bricalli, um dos integrantes do GT.
Segundo Bricalli, que coordena o aplicativo Feira na Palma da Mão, o qual permite a compra direto de produtos da Agricultura Familiar via internet, esse GT é de fundamental importância por avaliar as possibilidades de avanço na Ater Digital. “Há experiências de sucesso no Brasil, inclusive em nosso estado, e iremos identificar, sistematizar e propor avanços para a Ater no Espírito Santo”.
Outros setes servidores do Incaper e da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) também fazem parte do grupo: Agno Tadeu da Silva, Alessandra Maria da Silva, Celia Jaqueline Sanz Rodriguez, Jackson Fernandes de Freeitas, Luciano Macal Fasolo, Patrícia Ferraz do Nascimento e Vanessa Alves Justino Borges. E o GT ainda poderá solicitar a assessoria técnica de outros servidores, órgãos, entidades e instituições públicas e privadas para o desenvolvimento de suas atividades.