was successfully added to your cart.

Carrinho

Dia 15 de Maio, Dia da/o Assistente Social

Texto escrito por Rafaela Silva Lima Fuentes*

No Brasil, comemoramos o Dia da/o Assistente Social em 15 de Maio. Essa data simbólica faz referência ao dia em que a profissão foi regulamentada, no ano de 1957. No entanto, desde a década de 1930 já havia a atuação dessa/e profissional, especialmente ligada/os à filantropia e a ações religiosas.

Acompanhando os processos de transformações, vivenciados pela sociedade brasileira, o Serviço Social iniciou um processo de rompimento com o conservadorismo em um movimento conhecido como Movimento de Reconceituação (a partir da segunda metade da década de 1960). Esse movimento possibilitou uma transformação teórica e metodológica e aproximou a profissão de uma visão mais crítica da sociedade.

Em 1993, mais uma vez acompanhando as mudanças da sociedade brasileira, há uma nova regulamentação da profissão e, também, a edição de um novo Código de Ética Profissional, reconhecendo como princípios fundamentais: a defesa intransigente dos direitos humanos, a liberdade como valor ético central, a ampliação e a consolidação da cidadania, entre outros.

O/A Assistente Social é um/a profissional que atua nas mais diversas Políticas Públicas e Sociais, tanto na esfera pública e privada, quanto nas ONG’s. Seu trabalho tem como objetivo atender as demandas dos/as usuários/as dos serviços prestados, garantindo, assim, acesso aos direitos.

Para isso, o/a profissional deve desenvolver uma capacidade de leitura crítica e reflexiva da realidade social em que os/as usuários/as estão inseridos/as, domínio dos instrumentais técnicos, conhecimento teórico, capacidade de mobilização e organização para, assim, potencializar o desenvolvimento da autonomia dos sujeitos.

No Incaper, a presença de Assistentes Sociais esteve voltada ao atendimento às demandas dos/as servidores/as dessa autarquia. Ao longo do tempo, diversos trabalhos foram realizados, como: preparação para a aposentadoria, oficinas diversas, rodas de conversas, acompanhamento em saúde, dentre outras ações.

Atualmente, a Assistente Social localizada na Gerência de Pessoas desenvolve um trabalho voltado para o atendimento psicossocial (em conjunto com profissional de psicologia), acompanhamento em saúde, afastamentos para tratamento de saúde, orientações diversas, além de ações com os/as líderes com relação à gestão de suas equipes.

Assim sendo, no dia em que comemoramos o Dia da/o Assistente Social precisamos lembrar que esse/a profissional também vem sofrendo com os retrocessos que toda a classe trabalhadora vem sendo submetida, em especial a fragilização dos vínculos e direitos trabalhistas e das condições de trabalho.

No entanto, nossa categoria profissional tem um projeto ético-político comprometido com valores que respeitam as diferenças das pessoas, suas potencialidades, sem discriminação de qualquer natureza, bem como o respeito absoluto pelos direitos humanos, pela liberdade, justiça e democracia.

Para finalizar, parabenizo todas/os Assistente Sociais que realizam seu trabalho de forma ética, comprometida e aguerrida. Desejo que jamais percam de vista qual o ideal de sociedade que almejamos: justa, igualitária e democrática, onde todos/as tenham as mesmas oportunidades.

* Assistente Social, servidora efetiva do IASES em disponibilidade ao INCAPER. Especialista em Atendimento Integral à Família, mestre em Segurança Pública.

 

Deixar um Comentário