A partir da próxima segunda, dia 03 de maio, começa a Feira Bem Viver Campo e Cidade, promovida pelo MPA-ES através da Rede Bem Viver. A atividade é uma iniciativa de fortalecimento dos laços entre as famílias camponesas e suas relações urbanas em torno do alimento saudável e agroecológico.
Agricultores familiares, movimentos sociais e consumidores sempre se reuniram nos espaços comunitários tradicionais da cultura alimentar. Encontros regados por poesia, cantoria, amizade, contação de histórias e diálogos múltiplos. Mas, com o início da pandemia da Covid-19, surgiu a necessidade de reinventar essas relações. E, assim, surgiu a vontade e a motivação para a Rede Bem Viver criar salas e encontros virtuais, em complementação às atividades de distribuição alimentar.
Durante o ano de 2020, aconteceram os “Diálogos Campo e Cidade”, com apoio do Incaper, do Ifes Vitória e do Grupo Z, de teatro. Para 2021, desta vez, as atividades serão realizadas por meio da Lei Aldir Blanc. O projeto foi contemplado no edital de Artes Integradas, via Secretaria de Estado da Cultura (Secult).
A “Feira Bem Viver Campo e Cidade” será totalmente virtual e participativa, na plataforma Zoom, com transmissão ao vivo pelo canal do MPA Brasil, no YouTube.
Serão quatro feiras, a primeira já confirmada para acontecer no dia 03 de maio:
Feira 01 (03/05) – Alimentos Agroecológicos: Insumos e técnicas tradicionais e originárias de produção.
Feira 02 – Comer, cuidar e rezar na alimentação capixaba
Feira 03 – Processamento artesanal de alimentos agroecológicos
Feira 04 – Guardiões da Agrobiodiversidade: Sementes Crioulas e Cultura Alimentar Capixaba
Cada feira contará com apresentações artísticas e expositores/as, que exibirão seus produtos, suas histórias e seus saberes. Ao todo, serão disponibilizadas 90 vagas para os participantes poderem interagir, nos bate-papos após as feiras.
A inscrição é pelo formulário. Clique aqui!
Mais informações pelo https://linktr.ee/rede_bemviver