Foi realizada na manhã da quarta-feira, 20, a Assembleia Geral Ordinária da Assin, no Centro de Formação Ponta Formosa, na Praia do Canto, em Vitória. Na ocasião foi feita a prestação de contas dos anos de 2017 e 2018, repasse dos informes jurídicos e apresentação da proposta de plano de ação para 2019.
A contadora da Assin, Daniela Marinato, apresentou as prestações de conta. Tanto em 2017 quanto em 2018 houve queda na receita, porém, no ano passado a queda foi maior. Segundo ela, isso se deve ao fato de que a Assin teve que ir para uma nova sede, passando a arcar com custos que não tinha antes, como aluguel, luz, etc.
A prestação de contas foi aprovada pelo Conselho Fiscal, que também deu sugestões de redução de custos. O parecer do Conselho Fiscal foi aprovado pelos trabalhadores e trabalhadoras. Após a prestação de contas foram feitos os informes jurídicos, com o assessor jurídico do Sindipúblicos, Célio Picorelli.
Ele falou sobre questões como o auxílio alimentação e o rotativo. “Foi decidido pela Justiça que quem recebia o subsídio teria direito ao auxílio alimentação. Entretanto, a Justiça entendeu que o Estado não deveria pagar retroativo. Por isso, apresentamos um recurso, pois não existe motivo para não pagar o retroativo”, explica.
Quanto ao rotativo, que diz respeito aos juros e correção pagos por servidores e servidoras ao fazerem empréstimo com o Banestes no governo José Inácio, devido ao constante atraso nos salários, o assessor jurídico do Sindipúblicos explicou que os trabalhadores e trabalhadoras ganharam o direito de reaver esse valor pago à instituição financeira.
Porém, o Banestes entende que deve fazer a devolução para mil pessoas, enquanto que, na listagem do jurídico, constam 4 mil. Diante disso, estão tentando fazer acordo com o governo para que paguem os mil que o Banestes reconhece e depois comprovar, por meio de documentações, o direito dos outros 3 mil e ir pagando assim que fosse comprovado.
No final da assembleia, foi apresentada pela diretoria da Assin uma proposta de plano de ação, aprovada pelos servidores e servidoras após debate sobre algumas alterações solicitadas por eles.
Sindipúblicos em Linhares
A Diretora de Comunicação da Assin e Secretária de Relações e Formação Sindical do Sindipúblicos, Renata Setúbal, informou aos trabalhadores e trabalhadoras que o sindicato está com uma filial em Linhares, que funciona no Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Ela estará presente no local sempre às segundas e quartas, das 9h às 16h30. O objetivo dessa iniciativa é estar mais próximo dos servidores e servidoras de Linhares e restante da região norte.