A associada Juliana Esteves é jornalista e Analista de Suporte em Desenvolvimento Rural no Departamento de Comunicação e Marketing (DCM) do Incaper. Ela indica dois livros que tratam do universo infantil de um forma bem diferente: “O caçador de pipas” e “O menino do pijama listrado”
Tenho duas indicações de leitura, ambas a respeito de amizade em meio à violência. Em tempos de brutalidade e de relações efêmeras, vale dedicar atenção especial àquilo que nos faz refletir a respeito dos verdadeiros valores humanos, das relações sociais, dos sentimentos e ações que direcionamos aos outros.
Em “O caçador de pipas”, um amigo perde a chance de defender o outro, vítima de uma grave violência. Tempos mais tarde, ele acaba sendo obrigado a acertar as contas com o passado. Em “O menino do pijama listrado”, a amizade e a inocência de duas crianças em meio ao horror do holocausto. Ambos oferecem leituras emocionantes, com tristes toques de realidade, mas que permitem uma análise mais profunda a respeito das nossas próprias atitudes.
Foram lançados filmes baseados nas duas obras literárias. Minha sugestão é ler o livro antes, e assistir ao filme depois. Os livros possuem mais detalhes, que acabam se perdendo quando a obra é adaptada às telonas. Além disso, o livro permite que a sua imaginação crie rostos, cenários, sons e até cheiros. O cinema te dá isso pronto, e acaba limitando a sua criatividade.