was successfully added to your cart.

Carrinho

Especialistas alertam sobre privatização da água e do saneamento, em seminário gratuito

Por 19 de dezembro de 2016Assuntos Gerais

A água e o saneamento básico são direitos humanos reconhecidos pelas Nações Unidas desde 2010. Água limpa e segura e saneamento básico são essenciais para a garantia dos demais direitos humanos. Para discutir esse assunto, o Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente do Espírito Santo (Sindaema) realiza, em parceria com a Federação Nacional dos Urbanitários (FNU) e a CUT/ES, o 3° Seminário Saneamento Para Todos, que acontece nesta terça-feira, 20, no auditório do Centro Educacional Agostiniano, no centro de Vitória.

Com o tema “Desafios para o Setor de Saneamento frente às tentativas de Privatizações e a Crise Hídrica”, o evento vai reunir especialistas da área, professores, estudantes, entidades sindicais e movimentos sociais para debaterem sobre as tentativas de privatização – tanto do governo do Estado quanto do governo federal – dos serviços essenciais à população, como a água e o saneamento.

Foram convidados três importantes nomes para compor as mesas de discussões do seminário. O engenheiro civil e sanitarista, ex-secretário nacional de saneamento ambiental e ex-presidente da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), Abelardo de Oliveira Filho, irá abrir as discussões fazendo um panorama do setor de saneamento no Brasil e no Espírito Santo com a palestra “Realidade, desafios e perspectivas para o setor de saneamento no Brasil e no Espírito Santo”.

Para falar sobre os processos de privatizações no setor público, foi convidada a doutora em Psicologia Social pela PUC/SP e professora do Programa de Pós-Graduação em Administração da UFES, Marcia Prezotti Palassi. E para discutir a questão da crise hídrica e como esta afeta os trabalhadores do campo e da cidade, foi convidado o integrante do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Jucu, Merci Pereira Fardin.

O seminário é gratuito e aberto a todos. As inscrições podem ser feitas online pelo site: http://www.sindaema.org.br/seminario/

 

Coletivo Nacional de Saneamento

As entidades sindicais do setor de saneamento de todo País também vão estar em Vitória para uma reunião geral com o Coletivo Nacional de Saneamento, que irá discutir, no dia anterior ao seminário, a conjuntura do setor e as ações da Federação Nacional dos Urbanitários. A reunião acontece na segunda-feira, 19, a partir das 9 horas no auditório do Sindimetal, Centro de Vitória.

 

Ato: Primeiro Grito da Água no Espírito Santo

Para fechar o Seminário Saneamento Para Todos, o ato “Primeiro Grito da Água no Espírito Santo” está sendo organizado. A atividade acontece logo após a última mesa de debates do seminário e terá concentração no Parque Moscoso.

 

Confira a programação:

8h às 8h30min: Café da manhã e credenciamento

9h às 10h: Palestra de Abertura – Realidade, desafios e perspectivas para o setor de saneamento no Brasil e no Espírito Santo

Palestrante: Abelardo de Oliveira Filho –  Engenheiro Civil e Sanitarista, Ex-Secretário Nacional de Saneamento Ambiental e Ex-Presidente da Embasa – Empresa Baiana de Águas e Saneamento.

10h10 às 10h50:  Mesa Redonda – A Privatização dos Serviços Públicos e Estratégicos no Brasil e Espírito Santo

Palestrante: Márcia Prezotti – Doutora em Psicologia Social pela PUC/SP, professora do Programa de Pós-Graduação em Administração da UFES

10h50 às 11h40: Panorama das Privatizações dos Serviços Públicos Estratégicos

11h40 às 12h40: Debate

14h às 14h40: Mesa Redonda: Crise Hídrica e Consumo Racional da Água para os trabalhadores do campo e da cidade.

Palestrante: Merci Pereira Fardin – Engenheiro Agrônomo (UFV), Mestre em Política Social (UFES). Atualmente é funcionário púbico da Secretaria de Meio Ambiente do município de Cariacica, membro do comitê da bacia hidrográfica do Rio Jucu.

14h40 às 16h40: Ações e Políticas de enfrentamento

16h40 às 17h30: Debate

18 horas: Primeiro Grito da Água no Espírito Santo – Concentração no Parque Moscoso

Deixar um Comentário