O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), completa nesta quarta-feira, 16 de novembro, 60 anos de existência. São 60 anos de muitas histórias e de lutas, contribuindo com o desenvolvimento da agricultura no Espírito Santo.
O Instituto é hoje um dos mais importantes órgãos públicos à serviço dos capixabas. Mais do que uma autarquia formada por blocos e cimento, com sua sede localizada em Bento Ferreira, Vitória, mais que um instituto de tecnologia que oferece técnicas de desenvolvimento sustentável, o Incaper é feito de pessoas.
Mulheres e homens que formam a massa e sustentam a autarquia. Mulheres e homens que se doam em prol da agricultura e do desenvolvimento sustentável. Servidores públicos comprometidos com o Instituto e com a sociedade. Servidores públicos que sofrem diariamente com o descaso e desrespeito do governo do Estado e dos gestores da autarquia.
O Incaper, órgão público de pesquisa e extensão rural, reconhecido nacional e internacionalmente por suas pesquisas inovadoras e de geração de conhecimento para homem do campo e pela defesa da agricultura familiar, hoje, enfrenta um rápido e violento processo de desmonte – o maior de sua história. Não é à toa que os servidores e servidoras do Incaper estão em greve.
Estão em greve por não terem suas pautas atendidas. Os servidores do Instituto sofrem com a precarização de suas atividades: falta até mesmo gasolina e materiais básicos para a realização do trabalho. Enfrentam também e resistem à intransigência do governo e da diretoria do Instituto, que permanecem ignorando a luta da categoria.
O Incaper completa 60 anos de história, e nós, servidores e servidoras somos a parte mais importante desta história. Sem os servidores, não há Incaper.
Bom DIA ASSIN
Com muito orgulho fiz parte desta tão conceituada entidade por 33 anos. Entidade essa reconhecida nacional e internacionalmente por importância dos trabalhos desenvolvidos. Agora como pode uns picaretas como os que se dizem diretor de uma instituição como o INCAPER. deveriam ao menos ter coragem e pedir demissão e sair de cabeça erguida pois ficarão na história daqueles que tentaram destruir o INCAPER; mas NÂO irão conseguir disso tenho certeza pois já passamos por diversas situações dos que tentaram desestabilizar a instituição e aí estamos pois os servidores do INCAPER tenho certeza jamais irão desistir de lutar.