A greve dos servidores do Incaper completa hoje duas semanas desde sua retomada. A decisão por retomar a greve, que foi suspensa em junho deste ano, ocorreu durante a Assembleia Geral Extraordinária do dia 18 de outubro e a data escolhida para a paralisação foi o dia 27. O motivo principal do retorno à paralisação dos serviços do Incaper é a insatisfação com o não cumprimento das pautas do servidores e a falta de compromisso e seriedade do governo do Estado e a diretoria do Incaper em atender as reivindicações.
No dia 27 de outubro, mais de mil pessoas, entre servidores, pequenos agricultores e integrantes de movimentos sociais do campo e da cidade, foram às ruas em defesa do Incaper, da agricultura familiar e da valorização dos servidores. No ato, a greve foi deflagrada e desde então, apenas 30% dos serviços oferecidos pelo Incaper estão ocorrendo normalmente. Com a paralisação, os servidores se articulam em manter uma programação de greve que conta com diversas atividades como reuniões, debates e seminários.
Mobilizações
Os servidores do interior do estado estão firmes em nossa campanha de greve. A mobilização no ELDR Nova Venécia e no ELDR Cachoeiro de Itapemirim só mostra a potência que somos quando juntos e permaneceremos resistindo juntos. Os servidores de Água Doce do Norte também aderiram ao movimento e foi realizada uma reunião, junto com a diretoria da Assin, para falar sobre a importância da mobilização para o fortalecimento do movimento de greve.
A ELDR Nestor Gomes, em São Mateus, também aderiu à greve e na manhã desta sexta-feira, 11, servidores de Colatina também realizaram uma reunião de mobilização de articulação do movimento de greve na região de Colatina.
Grande Vitória
Na Grande Vitória, o Conselho Deliberativo se reuniu para discutir estratégias de mobilização e a Diretoria da Assin também participou de reunião da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, que aconteceu no dia 8 de novembro.
Os servidores compareceram em peso à reunião, que apresentou os programas federais para o Espírito Santo. O presidente da Assin, Edegar Formentini, fez uma crítica aos rumos que a política pública para a agricultura familiar está tomando com o desmonte do Incaper e do Ministério do Desenvolvimento Agrário no País e no Espírito Santo.
E no dia 10 de novembro, os servidores do Incaper participam nesta manhã, 10, do seminário “Soberania alimentar em tempos de crise” organizado pelo Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), que aconteceu no auditório do Sindimetal, na Serra.