was successfully added to your cart.

Carrinho

As abelhas e o ser humano

Por 22 de maio de 2016Assuntos Gerais

A profissão do apicultor é pouco conhecida, mas mas muito importante, tanto para a economia quanto para o meio ambiente. E para chamar a atenção para esse papel tão importante para a natureza, é que foi instituído o Dia do apicultor, comemorado no dia 22 de maio. O Brasil  é o oitavo maior país exportador de mel do mundo. No Espírito Santo, são produzidas cerca de 400 toneladas anuais de mel. Porém, não é somente o mel o mais importante nesta atividade.

As abelhas, além de produtoras de mel, têm importante papel na polinização de todas as flores. São elas as responsáveis pelo processo de fecundação e o surgimento do fruto. Sem as abelhas, e sem os apicultores, não teríamos frutas e verduras para consumir.

“O apicultor ou apicultora é aquele que cria abelhas para produção de mel, própolis, geleia e outros derivados. Todos esses derivados do trabalho das abelhas são produtos de valor nutritivo e medicinal para os seres humanos”, conta Ricardo Eugênio, extensionista de Divino São Lourenço, Sul do Espírito Santo.

A apicultura, além de ser importante para o meio ambiente é uma alternativa de geração de renda para os pequenos agricultores, já que a atividade não exige grandes propriedades. “Essa é uma atividade do campo bastante rentável, principalmente para a agricultura familiar. Os pequenos agricultores veem a apicultura como uma alternativa de renda para a família.”

Desafios

Atualmente, a  apicultura enfrenta um grande desafio, que é o desaparecimento das abelhas. Estudos científicos apontam que este é um fenômeno sintomático e epidêmico, causado por um distúrbio conhecido como a Síndrome do Colapso das Abelhas.

As causas apontadas para este desaparecimento em massa são inúmeras, como o uso indiscriminado de agrotóxicos, desmatamentos, queimadas, mudanças climáticas e outros. As abelhas são importantes para o equilíbrio dos ecossistemas e da biodiversidade. Sem elas não há renovação das matas e florestas, não há polinização, o que afetaria diretamente o ser humano.

Em 2013, durante o Congresso da Apimondia, maior evento mundial sobre apicultura, foi lançada a campanha “Sem abelha, sem alimento”. A campanha tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância das abelhas e como o desaparecimento delas pode gerar vários riscos para os seres humanos e para o meio ambiente.

Conheça a campanha: http://www.semabelhasemalimento.com.br/home/campanha/

Deixar um Comentário