A Associação dos Servidores do Incaper (Assin) e o Sindipúblicos vão realizar, no dia 11 de maio, a Assembleia Geral do Incaper. Programada para acontecer em frente à secretaria de Estado da Agricultura (Seag), a partir das 9h30, os servidores e servidoras presentes vão deliberar sobre a possibilidade de realizar uma greve da categoria.
A decisão será no dia seguinte à reunião entre a Assin e o Sindipúblicos com a Seag, o Incaper e a Seger, em que serão apresentadas as reivindicações da categoria, aprovadas em assembleia realizada no dia 7 de abril e entregues ao governador no dia 8.
Entre as reivindicações, está a correção imediata das perdas salariais, em função do desgaste inflacionário, que já somam 18,63% após a correção de abril de 2014; revisão imediata do plano de carreira dos servidores, cujas tabelas foram aprovadas em Assembleia Geral Permanente do dia 27 de abril; recomposição imediata do quadro dos servidores por meio de concurso público e equipamentos de proteção individual (EPI) para todos os servidores do Incaper.
Ainda faz parte das reivindicações o treinamento inicial e formação continuada para todos os servidores; não à terceirização dos serviços de Assistência Técnica e extensão Rural (Ater) pelo governo do Estado; Revisão da Lei Estadual de Ater; reconhecimento imediato de titulação para todas as categorias; transparência e democracia interna e eleição do diretor técnico pelos servidores.
Os servidores também pedem que o Estado faça seguro para os veículos e os que pague adicional para conduzir os carros da frota do Instituto; a alteração da LC 46/94, com o aumento da licença paternidade para 20 dias e a regulamentação do pagamento do auxílio-creche; regulamentação do banco de horas; criação de um fundo de desenvolvimento da Ater pública estatal e criação da Cosat e regulamentação da insalubridade.