A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a prática de 30 minutos de atividade física em cinco ou mais dias por semana para maiores de 18 anos. E esse tempo não precisa ser junto, podendo ser contabilizado de forma separada nas atividades do dia a dia. Além de melhorar a saúde, os exercícios físicos ainda dão disposição para começar bem o dia e contribuiu para higiene mental.
Quem participa das aulas de ginástica laboral que acontecem às segundas, quartas e sextas na Sede do Incaper e no Centro Regional de Linhares (CRDR) sabe desses benefícios. É o que afirma a servidora Jane Maria Bertholi, do departamento de RH: “Participo da ginástica laboral ativamente, porque acredito ser uma forma de me manter saudável, apesar da correria do dia a dia e ainda ajuda a me integrar com os outros colegas que também frequentam”, disse.
Há dois anos a Assin promove as aulas de ginástica laboral, com a orientação de uma professora para os servidores. A proposta é melhorar a qualidade de vida de todos, afirma o diretor de Cultura e de Comunicação Arthur Guedes Rocha.
A servidora e associada do CRDR de Linhares, Márcia Sales conta que um grupo assíduo participa das aulas e valorizam muito esse benefício propiciado pela Assin. “A Associação desempenha um papel importante ao oferecer esse tipo de benefício, que traz um retorno muito bom para quem pratica, além do ambiente ser muito agradável, pois nossas aulas são aqui na fazenda de Linhares”, disse.
A ginástica laboral previne doenças como a lesão por esforço repetitivo (LER), provocada por movimentos repetitivos, em alta freqüência e em posição ergonômica incorreta, que podem causar lesões musculares e as doenças osteoarticulares relacionadas ao trabalho (DORT), lesões por esforços repetitivos como uma síndrome clínica caracterizada por dor crônica, podendo afetar tendões, músculos e nervos periféricos.
“A prática de ginástica laboral é benéfica, porque, além de prevenir essas doenças, também melhora a postura e também funciona como um momento de socialização entre os servidores. Muitas vezes, a pessoa está ão envolvida no trabalho, que ela acha que os 20 minutos que fizer de ginástica laboral vão interferir, mas é preciso lembrar que a saúde tem sempre que vir em primeiro lugar. E acaba sendo um estímulo para realizar outros tipos de atividades físicas”, disse a professora de ginástica laboral da Sede Karla Paste.
Segundo Karla, além dos exercícios comuns, ela também traz alguns equipamentos como colchonete, bastão, elástico, massageador, para tornar a aula mais dinâmica e atrativa para quem frequenta. Na sede, as aulas começam sempre às 8h30 e em Linhares, às 7h30. A participação é livre para todos os servidores.
Serviço
Aulas de ginástica laboral
Sede
Dias: Segunda, quarta e sexta
Horário: 8h30
Duração: 20 minutos
Linhares
Dias: Segunda, quarta e sexta
Horário: 7h30
Duração: 15 minutos
Ginástica laboral na Sede: