was successfully added to your cart.

Carrinho

Faser quer mais aproximação com as entidades

Por 22 de janeiro de 2016Assuntos Gerais

O fortalecimento do profissional da Assistência Técnica e Extensão Rural no Brasil foi o tema principal da reunião da Coordenação Executiva da Federação Nacional dos Trabalhadores da Assistência Técnica e Extensão Rural e do Setor Público Agrícola (Faser), que terminou nesta sexta-feira, 22, em Brasília.

Segundo o coordenador executivo da Faser, Adolfo Brás Sunderhus, as discussões realizadas pelo colegiado fazem valer todo o esforço dos servidores em propor novos conceitos e práticas de Ater. “Também realizamos uma reunião com o diretor executivo da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), com objetivo de estreitarmos o relacionamento institucional e dessa forma intensificar parcerias que possam apontar na direção de fortalecimento dos extensionistas e trabalhadores do serviço publico de Ater no Brasil”, disse.

Foi encaminhada a necessidade da coordenação executiva da Faser estar presente nos estados a partir de agenda construída em sua primeira reunião ordinária. O objetivo, segundo Adolfo, é apoiar e discutir as formas de luta das entidades filiadas para fortalecer a categoria nos Estados e enfrentamento das dificuldades políticas.

O colegiado discutiu também a importância de realizar uma Conferência Temática de Ater para os extensionistas eleitos delegados, como uma forma de prepará-los para o evento nacional de Ater, que está programado para acontecer ainda este ano. A criação e estruturação do Sistema Brasileiro de Ater, abrangendo as esferas federal, estadual e municipal também foi mencionada na reunião.

Resgate

O papel da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) e sua relação com os estados, entidades de Ater e formação de extensionistas esteve na pauta das reuniões da Faser. Segundo Adolfo, a ideia é fazer um resgate da história do setor através das vivências adquiridas em cada Estado.

Junto ao diretor presidente da Anater, Paulo Guilherme, a Faser apresentou o seu posicionamento em relação à forma de gestão dos contratos e a necessidade de que esta discussão traga o envolvimento dos agentes de Ater e das entidades de representação dos agricultores familiares e camponeses.

O colegiado ainda realizou reuniões de trabalho com parceiros institucionais, como o Departamento de Ater do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA). “Construímos uma agenda propositiva, tendo com pano de fundo dos debates a discussão sobre o Sistema Nacional de Ater e na busca de apoio para realização da Conferência Temática de Ater”, observou Adolfo.

Deixar um Comentário