was successfully added to your cart.

Carrinho

Incaper realiza convocação de novos servidores após entrega de carta assinada por entidades

Por 19 de janeiro de 2016Assuntos Gerais

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) convocou, na última sexta-feira, 15, nove servidores aprovados no concurso público realizado em 2011. Esta havia sido a última oportunidade de contratação desses novos profissionais, já que o prazo venceu nesta segunda, 18, sem mais chances de prorrogação.

Para o presidente da Assin, Edegar Formentini, apesar da quantidade estar abaixo do que foi solicitado pela Associação, em carta que entregue ao governador no último dia 7, essa convocação representa um avanço nas negociações. Isso porque a perspectiva inicial era a de não realizar qualquer reposição do quadro de funcionários, de acordo com a última reunião junto à Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag).

“O número de contratações foi muito aquém das necessidades do Instituto e do pedido feito na carta, que era de 42 pesquisadores e extensionistas, porém tem um significado muito importante para a Assin e a agricultura familiar capixaba”, disse Formentini.

A ação conjunta com a Federação dos Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Espírito Santo (Fetaes), Coordenação Estadual do Movimento dos Pequenos Agricultores no Espírito Santo (MPA), Coordenação Estadual do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra no Espírito Santo (MST), União das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado do Espírito Santo (Unicafes), a Federação Nacional dos Trabalhadores da Assistência Técnica e Extensão Rural e do Serviço Público Agrícola do Brasil (Faser) e a Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) é um marco histórico.

A participação das entidades que apoiaram a reivindicação e assinaram a carta foi fundamental para esse resultado, que sensibilizou o governo da realidade do quadro de funcionários do Incaper. “Apesar de a maioria das entidades estarem em recesso, a diretoria da Assin caiu em campo e conseguiu se articular com as que representam o maior número de agricultores familiares do Espírito Santo, incluindo a Comissão de Agricultura da Ales”, disse.

A Assin vai continuar a trabalhar o fortalecimento desta articulação para futuras agendas conjuntas. Isoladamente não atingiremos os nossos objetivos e que, na maioria das vezes, são objetivos também destas entidades.

Join the discussion Um Comentário

Deixar um Comentário