A agricultura familiar deu mais uma mostra de que ela é o futuro da produção de alimentos no Brasil e no mundo. O Governo Federal anunciou, nesta semana, a liberação de R$ 28,9 bilhões, o maior valor destinado para este setor, visando o seu fortalecimento.
A presidente Dilma Rousseff, na cerimônia de anúncio, disse que o valor representou um aumento de 20% desde o ano passado. “Relembro que em 2002 foram investidos R$ 2,3 bilhões e o valor vem crescendo desde então”, completou.
O Plano Safra reúne diversas ações para o fortalecimento dos pequenos e médios agricultores, para que eles possam aumentar a produção de alimentos e a renda no campo, bem como garantir a estabilidade dos preços aos consumidores. Entre os subsídios fornecidos, estão: crédito por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), a compra de produtos através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e a assistência técnica para os agricultores.
A proposta da presidente Dilma é a formação de uma classe média rural. “Tenho certeza de que mais uma vez estamos aqui juntos para lançar um plano que é estratégico para o Brasil do ponto de vista econômico, do ponto de vista social, mas também do ponto de vista da democracia. Apostar na existência de uma classe média rural é algo que só pode levar o Brasil para uma sociedade de melhor qualidade democrática”.
Bom dia, a liberação foi de 28.9 bilhões de reais e não 28.9 milhões como está na matéria.
Obrigado, Iran, já acertamos!